segunda-feira, 22 de junho de 2015

Parma (ITA) decreta falência

Mais uma notícia ruim do mundo da bola.
 
E dessa vez não estou falando sobre a corrupção na FIFA, mas sim da informação que acabo de ler na internet envolvendo o Parma, um clube italiano que acompanhei bastante no início da década de 1990.
 
Card do campeonato Italiano 1992
Eu tinha mais ou menos uns 9 anos quando comecei a acompanhar o campeonato italiano.
 
Assistia a algumas partidas que eram transmitidas pela TV Bandeirantes e tinha uma coleção enorme, quase completa, de cards, vendidas na banca de jornal instalada à frente do prédio onde eu morava, em São Paulo.
 
Por conta da presença do excelente goleiro Taffarel (clique aqui para ver a lista dos melores goleiros que vi jogar), minha torcida à época era para o Parma.
 
Esse mesmo clube que tanto torci alguns anos atrás, declarou hoje que entrará em processo de falência.
 
Em abril, o clube italiano foi colocado à venda pelo preço de saída de 20 milhões de euros (R$ 65,5 milhões).
 
O valor foi autorizado pelo juíz responsável pelo caso envolvendo o time campeão da Copa da UEFA em 1994/1995 e 1998/1999. O presidente do clube, Pietro Rogato, considerou propício o parecer emitido pelo comitê de credores e autorizou a venda por esta quantia até o dia 6 de maio.
 
A ideia era que um novo investidor assumisse as dívidas milionárias do clube, avaliadas em 74 milhões de euros (R$ 242,6 milhões), como forma de manter a agremiação na divisão de elite da campetição nacional.
 
Como não houve interessados, a falência do Parma foi de fato decretada.
 
Por conta disso, o clube terá de recomeçar suas atividades pelas ligas amadores do país, o que é bastante triste para o torcedor.
 
Dono da pior campanha na última edição do Campeonato Italiano, o novo Parma terá de passar pelo processo refundação e  pelo constrangimento de atuar na Série D, a maior liga amadora da Velha Bota, como manda o regulamento esportivo do futebol italiano.
 
O Parma ficou muito conhecido mundialmente por conta dos grandes investimentos que fez na década de 1990. Além dos brasileiros Taffarel, Amoroso, Júnior, Alex, Zé Maria e Adriano, diversos jogadores renomados passaram pelo clube, como Buffon, Cannavaro, Crespo, Verón e Asprilla.
 
Infelizmente o clube foi muito mal administrados nos últimos anos e hoje está pagando por erros que cometeu.
 
Muito triste para o torcedor e, principalmente, para o futebol italiano, que tem caído muito a qualidade por conta des escândalos de corrupção que envolvem, inclusive dirigentes e a famosa máfia do apito.
 

Nenhum comentário: