quarta-feira, 17 de junho de 2015

Minha lista "Top 10" dos goleiros do Brasil

Outro dia, parei para conversar com um amigo vascaíno, o Ronaldo, sobre os melhores goleiros que vimos jogar.

Coicidentemente, durante a final da Champions League 2015, troquei mensagens com o meu irmão Fábio, um são-paulino apaixonado, sobre as grandes defesas que Buffon estava praticando naquela final e acabamos falando sobre o mesmo assunto que tive com Ronaldo.

Tanto Ronaldo e Fabio como eu somos nascidos na década de 1980, e acabamos pegando a incrível fase dos anos 90.

Eu digo "incrível fase" porque a década de 90 foi muito generosa com o futebol. Ela nos deu uma safra de artilheiros inacreditável.

Apenas no Brasil, caras como Romário, Bebeto, Viola, Muller, Palhinha, Evair, Edmundo, Túlio, Jardel, Paulo Nunes, Ronaldo, Jairo Lenzi, Marquinhos, Renato Gaúcho, Nélio, Djalminha, Luizão, Amoroso, entre muitos outros que não vou lembrar agora, balançavam as redes com golaços e mais golaços.

Eram verdadeiros tormentos para os goleiros.

Mas os anos 90 foi também uma geração de arqueiros incríveis. Não foram poucos os "camisa 1" que fizeram sucesso e se destacaram em partidas eletrizantes.

Arrisco a dizer que foi a época do maiores goleiros da história. Será?
 
Para me ajudar a decidir quem foi o melhor goleiro que vi jogar, elaborei uma planilha listando os grandes arqueiros que tive o prazer de assistir e os avaliei em 10 quesitos:  1) Elasticidade 2) agilidade/velocidade 3) reposição de bola com a mão. 4) reposição de bola com os pés. 5) saída de bola pelo alto. 6) saida de bola pelo chão. 7) reação. 8) defesas firmes. 9) segurança. 10) habilidade com os pés.
 
Com base na avaliação que fiz de cada um deles, cheguei a conclusão que o grande Zetti foi o melhor deles.
 
Veja a lista abaixo:
 
 
 
Como não sou o dono da verdade e aquilo que vejo como bom, pode ser visto como ruim por outros, resolvi iniciar uma pesquisa.
 
Diversos jornalistas, ex-atletas, profissionais do esporte, pessoas ligadas ao futebol e grandes amigos que gostam de futebol estão participando.
 
Até o momento a disputa está acirradanas cinco primeiras colocações.
 
Não vou passar nenhuma parcial para não influenciar quem ainda não fez a avaliação.
 
O que posso dizer é que você também pode participar da pesquisa. Será um prazer saber quem são os maiores goleiros na sua opinião.
 
Para participar basta enviar um email para contatopapodebola@hotmail.com e solicitar a tabela de preenchimento.
 
Nessa tabela você encontrará 20 goleiros, selecionados por profissionais da área, que fizeram ou que  ainda fazem história no futebol brasileiro.

A pesquisa se encerra no dia 1 de julho.

Participe!
 
IMPORTANTE: Vale ressaltar que a pesquisa se limita aos goleiros da década de 1990 até a atualidade, e que atuam ou atuaram no Brasil. 
 

Nenhum comentário: