quarta-feira, 4 de março de 2015

Gil relembra os confrontos diante do San Lorenzo na Copa Mercosul de 2001


Segundo o ex-atacante corintiano, “faltou um pouco de experiência ao time para ir à final”

Por Breno Benedito
(edição final: Fernando Richter)


Argentina, dia 28 de novembro de 2001. O Corinthians enfrentava o San Lorenzo pelas semifinais da Copa Mercosul. Embora o país “Hermano” vivesse uma das piores crises financeira de sua história, o torcedor marcou presença no estádio Nuevo Gasómetro lotando a casa.

Com sua torcida inspirada, os anfitriões fizeram a lição de casa e botaram a equipe brasileira, comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, praticamente na roda, como se fala no linguajar do futebol. O Timão saiu de campo derrotado após sofrer uma goleada de 4 a 1.

Para o atacante Gil, à época um atleta que se mostrava pra lá de promissor, foi uma experiência bastante ruim, pois o time havia feito uma boa campanha até chegar a essa semifinal.

“Tudo era novo, Não conhecíamos nada daquele torneio. Foi uma competição que me proporcionou a oportunidade de mostrar o meu futebol. Mas infelizmente éramos um time com jogadores novos e o que faltou foi um pouco de experiência para todos nós, acredito. E, embora não fosse uma Libertadores da América, a Mercosul era uma competição que todos queriam conquistar”, diz o ex-atacante.

À época, o Corinthians não havia conquistado um título internacional. Havia sempre a frustração de ser eliminado antes mesmo de chegar a uma final. Até o momento, o melhor resultado que havia conseguido foi chegar às semifinais de libertadores e da Copa Mercosul.

A pressão que vinha dos torcedores, imprensa e até mesmo de dentro do próprio clube, aliados a tal falta de experiência dos novos atletas mencionado por Gil, talvez fossem os principais pontos de insucesso do Corinthians.

 “A gente jogava campeonatos dessa natureza esporadicamente. Não tínhamos a experiência necessária para entender os cacoetes desses torneios internacionais que estão recheados de malandragens. Por conta disso, sempre batíamos na trave. Diferentemente de hoje que o Corinthians já possui uma libertadores, em 2012, e aliviou toda a pressão”, ressaltou.

Gil fez questão de relembrar o primeiro jogo desse duelo, que ocorreu no Pacaembu. A equipe alvinegra jogou bem e venceu por 2 a 1. Bastava um empate para seguir adiante. “O resultado que conquistamos aqui no Brasil nos dava condições para ir à Argentina e jogar apenas em busca de um empate. Infelizmente não conseguimos a tranquilidade necessária para sair com a classificação”, lamenta.

Sobre a partida de hoje diante do mesmo San Lorenzo, Gil diz que o Corinthians aprendeu o caminho das pedras para conquistar títulos internacionais. “Em 2001, eles (San Lorenzo) até que não tinham um time excepcional, mas saíram na frente de nós porque sabiam jogar competições internacionais, enquanto nós ainda estávamos entendendo o jeito certo para disputa-las. Mas hoje o Corinthians já entendeu direitinho a fórmula para se chegar forte nas finais de um torneio internacional e ser um dos favoritos ao título”, afirmou.

Nenhum comentário: