quarta-feira, 4 de março de 2015

Corinthians busca quebrar tabu e ‘garantir’ classificação na Libertadores

Nesta quarta-feira acontecerá o primeiro encontro em Corinthians e San Lorenzo (ARG) em partida válida por uma Libertadores da América.
 
 
As duas equipes já se enfrentaram em outro torneio internacional. Foram 4 jogos, sendo três vitórias para o San Lorenzo e 1 para o Corinthians.
 
 
O primeiro jogo aconteceu em 1999, quando os dois clubes se cruzaram na semifinal da Copa Mercosul, que futuramente viria a se chamar Copa Sul-Americana.
 
 
A partida aconteceu na Argentina e o Corinthians perdeu por 2 a 1. Os gols foram de Márcio Costa (contra) e Ivan Córdoba, para o San Lorenzo, e Ricardinho, para o Corinthians.
 
 
No jogo volta, no Pacaembu, outro revés. Os torcedores até alimentaram certa esperança quando Edílson abriu o placar. Porém, Franco e Romeo balançaram a rede alvinegra e sacramentaram a derrota dos donos da casa e, consequentemente, a eliminação na competição.
 
 
O embate agora seria em 2001, pela mesma Copa Mercosul. Entusiasmado, o Corinthians chegara bem à semifinal com pinta de que daria um importante passo à final da competição. Jogando em casa, o timão venceu de virada, por 2 a 1, com gols de Scheidt e Luizão (Romeo descontou para o San Lorenzo).
 
 
No entanto, o jogo de volta foi um verdadeiro desastre para os brasileiros. Mesmo vivendo um momento de forte crise financeira no País, os argentinos lotaram o estádio Nuevo Gasômetro para incentivar o San Lorenzo.
 
 
A força das arquibancadas surtiu efeito dentro de campo. Os donos da casa determinaram o ritmo da partida desde o apito inicial e não deram a menor chance de o Corinthians respirar. A partida terminou 4 a 1 para o San Lorenzo.  Mais uma desclassificação em torneio internacional para o desespero total do torcedor corintiano.
 
 
Neste ano a situação é completamente diferente. Embora o San Lorenzo seja o atual campeão da competição, o Corinthians já conseguiu afastar o fantasma que rondava o Parque São Jorge e acabou com aquela pressão sobre títulos internacionais ao conquistar a Libertadores da América, em 2012.
 
 
Acredito que dessa vez o desfecho possa ter final diferente. Vejo um Corinthians mais preparado, com uma equipe muito bem postada no setor defensivo e um ataque rápido e inteligente. Além disso, Tite conseguiu dar um padrão de jogo muito interessante que se encaixa perfeitamente nos moldes de uma Libertadores da América.

Nenhum comentário: