quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ganso: Só saindo do Santos para voltar a jogar futebol

Bastou o árbitro apitar o fim da partida entre Santos e Bahia, ontem, na Vila Belmiro, para as manifestações contra Paulo Henrique Ganso ecoarem das arquibancadas.

Sobraram gritos, xingamentos e uma chuva de moedas sobre o gramado, no intuito de chamá-lo de "mercenário".

A derrota de ontem para o Bahia, por 3 a 1, que rendeu ao clube praiano a queda da décima para a décima primeira colocação (com 26 pontos), irritou o torcedor que elegeu Ganso como principal culpado pela má fase.

Foto GloboEsporte.com
Hoje, pela manhã, os muros do Centro de Treinamento Rei Pelé, em Santos, amanheceram pichados com a frase "Fora Ganso". 

Talvez a crítica do torcedor com relação ao meia não fosse tão contundente se a equipe estivesse vivendo momentos positivos neste Brasileirão.

É evidente que há um tremendo desgaste entre jogador e clube. Há tempos Ganso tem pleiteado uma valorização próxima à que foi concedida ao companheiro e amigo Neymar. Isso não aconteceu.

Outro dia, eu escutava no rádio um programa de esportes no qual levantaram a seguinte questão: "Ganso está 'bixado' ou fazendo corpo mole?"

Para muitos, talvez a maioria, ele faz corpo mole e suas atuações nesta competição seriam uma forma de mostrar que ele realmente deseja deixar o clube santista ou ser valorizado como acha que deveria...

Particularmente, não creio que a palavra "corpo mole" seja a mais adequada. Fazer corpo mole é quando o atleta já não tem o menor comprometimento com o clube. É quando ele está pouco se importando com a equipe, com o campeonato, com os companheiros etc. E isso não me parece ser do feitio de Ganso.

Acho que a palavra que resume sua situação é "desmotivação". 

Ele já não atua com o mesmo prazer de anos anteriores. A vontade já não é a mesma. O sorriso já não estampa seu rosto. O brilho acabou. O que é absolutamente normal. Acontece em todos os setores da nossa sociedade. É como um casamento que perdeu a paixão, o tesão...

E só há uma solução para o caso de Ganso: sua transferência imediata para um novo clube, seja ele do Brasil ou fora dele.  

A possível ida de Ganso ao São Paulo, cogitada na última semana, seria fantástica para ambos (jogador e clube). Para o jogador seria como reascender a vontade de jogar futebol. Toda mudança traz renovação de espírito com novos desafios. E, para o São Paulo, o atleta cairia como uma luva. Haveria espaço garantido no clube do Morumbi que há tempos procura um meia que faz a função de Ganso.   

Basta o Santos ser menos "duro na queda" e o São Paulo menos "mão de vaca" para se chegar ao  meio termo e o acerto acontecer. Caso contrário, a novela ainda terá mais capítulos como o de ontem. E, cá entre nós, em meio à carência de grandes jogadores que o Brasil vive, perder um craque como Ganso é desperdício demais, não?

Nenhum comentário: