domingo, 9 de outubro de 2011

Santos vence o Palmeiras, mas preocupa para o Mundial

Confesso que ando preocupado com esse time do Santos que terá, em dezembro, o torneio Mundial de Clubes para disputar.

Depois de vencer a Libertadores da América em grande estilo, jogando um futebol envolvente e animado, sua campanha no Brasileirão é deprimente.

Embora tenha vencido o Palmeiras nesta tarde de domingo, na Vila Belmiro,por 1 a 0, a apresentação dos donos da casa não convenceu os torcedores. Pelo contrário.

A sensação que ficou é de que o time comandado pelo técnico Muricy Ramalho está perdido. Mais do que isso, carente de um bom meia-armador.

A verdade é que a partida de hoje, principalmente no primeiro tempo, foi muita fraca tecnicamente. Enquanto o Palmeiras pouco subia ao ataque, o Santos mal via a cor da bola.

O meio-campo santista pouco criou e a bola não chegava no ataque, o que é um desperdício sabendo que o homem de frente é o goleador Borges. E é aí que o Ganso faz falta nesse time, para armar as jogadas e ligar o meio ao ataque. É isso que falta para o Santos.

Apenas na segunda etapa a equipe praiana melhorou sua marcação e passou a comandar o toque de bola, envolvendo o adversário.

Em uma das poucas chances que teve, Borges subiu de cabeça e marcou o gol da vitória. 

Mas repito, para uma equipe que pretende ser campeã do Mundo sobre o Barcelona (isso se vencer a semifinal), o futebol apresentado nos últimos meses está muito abaixo do ideal. Se continuar assim vai levar uma surra até vergonhosa.

2 comentários:

Henrique Gois disse...

Acho que a seleção brasileira está prejudicando um pouco o Santos na verdade, muitas convocações e às vezes até desnecessárias, como a do Ganço (a última vez que ele jogou) que ainda não estava totalmente recuperado.
Mas creio que o Santos completo é uma equipe muito forte. O que tem que ser concertada é a defesa e há opções para isso, o zagueiro Bruno Aguiar sempre entra bem no jogo, é bom de cabeça e marca bem, mas há uma insistência na dupla Edu Dracena e Durval. No jogo de hoje, por exemplo, o Edu Dracena não jogou e Bruno Rodrigo, outro zagueiro da equipe praiana, atuou muito bem. Fora essa questão da defesa, o Barça tem é que tomar cuidado, pois completo o Santos conta com um ataque poderoso, tendo Elano, Ganço, Neymar e Borges, ou seja, não perde em nada para o todo poderoso Barcelona.

Fernando Richter disse...

Grande Henrique. Tudo em paz? Primeiramente obrigado por comentar no blog. Você é sempre muito bem-vindo aqui. Seus comentários são sempre muito coerentes.

Porém, meu amigo, dessa vez terei de discordar de você (rs).

Na minha opinião, o problema do Santos não é apenas no setor defensivo. O meio de campo me parece cada vez mais perdido e lento. A ausência de Ganso tem feito toda diferença. Falta alguém de eficiência na armação. Além disso, uma equipe grande não pode ser refém de um, ou dois, talvez, jogadores. O Santos sem Neymar também é outro.

A diferença do Santos para o Barcelona é grandíssima, meu velho. Confesso que estou preocupado.

Um abraço e comente sempre.