sábado, 28 de maio de 2011

O melhor time do mundo vence a Liga dos Campeões


Foto: Site GloboEsporte.com

Foi a tarde de sábado mais esperada do ano.

Os holofotes estiveram todos voltados a Wembley, na Inglaterra, para o duelo entre dois gigantes do futebol mundial.

O Barcelona, jogando um futebol mágico, bateu o Manchester United e conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa. Um título que tem para os europeus o mesmo peso que a Taça da Libertadores para nós, sul-americanos.

Sinceramente, acreditava que o equilíbrio pudesse dominar a partida, mas a superioridade da equipe comandada pelo jovem técnico Guardiola predominou desde os minutos iniciais.

O Barcelona possui uma arma que é extremamente fundamental para o sucesso dentro das quatro linhas. O futebol é um esporte coletivo, no qual o desempenho de um depende da iniciativa do outro. E isso a equipe catalã esbanja em seus atletas. Não há individualismo. Nem mesmo o grande Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, abusa nas jogadas individuais.

Mas se ele (Messi) resolve driblar um, dois, três, quatro, ou até mesmo cinco adversários, é porque sabe o que está fazendo. É uma craque. Um jogador diferenciado. Dificilmente suas belíssimas jogadas e seus dribles incríveis são em vão. Geralmente nascem de seus pés as chances mais claras de gol.

Hoje não foi diferente. Além de ter deixado sua marca na grande finalíssima, mostrou a todos que ainda merece o rótulo de número um do mundo.

Puyol, que entrou nos minutos finais, merece todo o respeito. Embora pouco tenha feito hoje, o verdadeiro capitão do Barça é um dos responsáveis pela identidade que esse grupo adquiriu durante toda a competição.

Como é bonito ver o Barça entrar em campo. Não tenho a menor dúvida de que é, atualmente, o melhor clube de futebol do mundo.

Nenhum comentário: