quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A volta de um craque


A princípio, a dúvida.

A notícia de que Rivaldo estaria de malas prontas para jogar no São Paulo me causou certa desconfiança. Afinal, um jogador com 38 anos e que esteve longe do futebol brasileiro durante tanto tempo não poderia nos dar garantia nenhuma de sucesso.

Em contrapartida, um craque como ele, que fez história em todos os clubes em que atuou, inclusive no Barcelona, no qual recebeu o prêmio de melhor  jogador do mundo, em 1999, além do título de campeão do mundo com a  seleção Brasileira, em 2002, merece, no mínimo, um voto de confiança.

A estreia do novo reforço tinha data marcada: hoje (03/02) , no estádio do Morumbi, contra o Linense, em partida válida pelo Campeonato Paulista.

Todas as atenções estavam voltadas a Rivaldo. Desde o primeiro toque na bola a torcida presente vibrava como se fosse um gol.

O primeiro tempo não houve novidades. O São Paulo teve bom toque de bola, mas sem muita objetividade. Dagoberto se movimentou bastante, mas Fernandinho, como sempre, não dava opção.

As melhores oportunidades saíram dos pés dele, do estreante, que fez a bola rolar com qualidade no setor de meio campo. Porém, a primeira etapa terminou em 0 a 0.

Na volta para o segundo tempo, Carpegiani resolveu ousar. Sacou Ilsinho, que havia retornado à equipe depois de alguns jogos ausente, e colocou Marlos, deixando o time ainda mais ofensivo.

Mas foi o Linense que abriu o placar, com Eric, aos seis minutos. O Susto serviu para o Tricolor acordar. Aliás, para despertar a fera. 

Rivaldo passou a distribuir passes precisos, além de meter uma caneta e um chapéu inacreditável, com a bola no chão, o que torna a jogada ainda mais difícil. E, para completar, recebeu lançamento dentro da área, aplicou outro chapéu e marcou seu primeiro gol com a camisa das três cores. Um gol de craque para ninguém botar defeito.

A torcida explodiu nas arquibancadas. De fato, ninguém esperava uma estreia tão positiva. Nem mesmo os mais otimistas. Talvez, nem mesmo o próprio estreante. O sorriso dele nos disse isso.

E essa alegria que partia de Rivaldo, refletia nos torcedores e voltava para dentro de campo. Contagiou a todos de uma maneira em que o São Paulo passou a jogar por música, confiante, com vontade, inspirado. Como eu não presenciava há tempos.

Não demorou muito para o Tricolor virar a partida. Dessa vez o gol foi de Marlos, que recebeu ótimo passe na entrada da grande área e, na saída do goleiro Paulo Musse, chutou forte no ângulo direito. Um golaço.

Mas o melhor ainda estava por vir. Aos 40 minutos, Rogério Ceni bate falta com perfeição e marca um belo gol, na gaveta. 

E nem mesmo o gol do Alessandro, descontando para os visitantes, apagou a vibração da equipe do Morumbi.

Se é a "boa fase" retornando ao Morumbi, não sabemos. O fato é que Rivaldo mostrou-se um tremendo pé-quente, além de provar que fôlego, habilidade e inteligência não faltam a ele. 

Para o sucesso, basta repetir a dose nas próximas partidas. Carpegiani terá uma missão difícil pela frente: trabalhar o psicológico da equipe para manter a mesma pegada.

E, para Rivaldo,  os meus parabéns. Seja bem-vindo novamente ao futebol brasileiro.

Rivaldo comemora golaço em estreia


 

Um comentário:

kmilla disse...

O Rivaldo estreou mto bem, melhor q eu imginava e isso pq está sem ritmo d jogo imagina qnd pegar o ritmo, não posso eskecer tbm do Marlos q entrou e mudou o jogo e o gol número 97 de Rogério Ceni. Estou confiante com o time agora Rivaldo é a peça q faltava ao meio de campo e ainda esperamos os meninos da sub 20. Vamo São Paulo!