terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Resumo das notícias

O "resumão" começa com a seleção Brasileira Sub-20 que ontem venceu o Chile, por 5 a 1, com mais um show de Neymar, Lucas e companhia.

O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1 e dava pinta de jogo complicado para os meninos do Brasil. Porém, segurar essa nova geração canarinho não é tarefa fácil.

Dá gosto de ver aquela zaga sólida chegando em todas as bolas com vontade e segurança. Dá gosto de ver o toque de bola pra lá de refinado no meio de campo. Dá gosto de ver a velocidade e eficiência do ataque. Enfim, dá gosto de ver essa seleção atuar.

Como já falei neste blog, é o futebol arte ressurgindo. É o futebol bonito, leal, igual àquele de Telê Santana, sendo resgatado através dos pés desses brilhantes jovens promissores do esporte. Estamos no caminho certo.

Aliás, por falar em caminho certo, parece que o recado foi dado ao presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

Primeiro que ele (Juvenal) decidiu aumentar o salário do Lucas e renovar seu contrato até o final de 2015. Segundo, que andou declarando após o jogo contra o Santos que vai atrás de reforços para a temporada. E terceiro que começou a "limpeza" no elenco atual.

O atacante Mazola, o lateral Carleto e o zagueiro Renato Silva foram dispensados do clube.

Mazola veio da categoria de base, mas pouco foi aproveitado. É um jogador mediano e pode dar certo em outros clubes com menos "peso de camisa". Mas deve mesmo compor o elenco do Shandong Luneng (CHI).

O lateral Thiago Carleto foi contratado no meio do ano passado, mas não agradou a comissão técnica. Sem contar as inúmeras lesões que o levaram à terceira opção do técnico Paulo César Carpegiani. Além disso, com a chegada de Juan e o retorno de Junior César, a situação ficou ainda pior para Carleto. Seu destino deve ser o Olimpia (PAR).

Mas a torcida tricolor comemora mesmo é com a saída do zagueiro Renato Silva, que está no clube paulista desde janeiro de 2009, quando deixou o Botafogo. A sua baixa qualidade técnica e lentidão nas saídas de bola, além das consecutivas falhas nas oportunidades que teve, o tornaram um vilão dentro clube. Esse sim vai tarde.

Agora,  a notícia que tem sido assunto nas ruas é a volta de Liedson ao Corinthians. A grande pergunta que tenho escutado é: Será que o Corinthians precisa de mais um jogador de idade avançada (para o futebol, claro)?

Assim como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, recém contratado pelo São Paulo, acho que Liedson merece um voto de confiança. Claro que não podemos compará-lo com os três citados, que foram, cada um na sua época, os melhores do mundo. Mas aparentemente o jogador naturalizado português está em boas condições físicas, e isso ajuda muito. Porém, embora tenha sido, como já disse, o mais comentado, esse não é o assunto mais importante para os alvinegros. Libertadores é a pauta:

O Timão vai à Colômbia, amanhã, enfrentar o Tolima pela Taça Libertadores da América, e isso é o que realmente preocupa os jogadores, principalmente por não terem conseguido um resultado favorável no Pacaembu, diante de sua apaixonada torcida.

Só mesmo uma mudança radical na conduta e no modo de pensar por parte dos atletas e de toda comissão técnica trará a classificação à equipe do Parque São Jorge.

Nenhum comentário: