domingo, 13 de fevereiro de 2011

Brasil massacra Uruguai e conquista o Sub-20

A dança dos novos Deuses da bola

Confesso que, quando soube que o Brasil enfrentaria o Uruguai na decisão da Sul-Americana Sub-20, me assustei. Enfrentar essa seleção não é e nunca será tarefa fácil. Aliás, para quem não sabe, o primeiro principal rival do Brasil no futebol não foi a Argentina, mas sim os uruguaios.

A minha preocupação se dava pelo fato de o Brasil entrar em campo como o franco favorito. À minha cabeça vieram as imagens (embora ainda nem meu pai era nascido) da partida histórica do mundial de 1950 quando a nossa querida seleção, à época também favorita, deixou a emoção e o espírito de "já ganhou" dominar a equipe que enfrentaria os tais uruguaios. 

Naquela ocasião, o Brasil jogava por um simples empate, mas acabou derrotado, por 2 a 1, em pleno Maracanã, ou seja, "alvejado dentro de sua própria casa", com toda uma torcida a favor que chorou as lágrimas mais dolorosas da história do futebol brasileiro.

Hoje, 61 anos após a maior tragédia, o Brasil conseguiu, mesmo que de forma singela, já que falamos de uma Sul-Americana e não de uma Copa do Mundo, vingar-se em grande estilo. Batendo os rivais por 6 a 0 e levantando o caneco.

Vendo a "seleçãozinha" desde o começo na Sub-20 acreditava num final feliz, claro. O que não esperava jamais era um placar tão elástico.

Neymar foi, sem dúvida, o grande craque dessa equipe. Mas a surpresa foi o tremendo futebol apresentado por Casemiro e Lucas. Na partida de hoje, que definiu o título e deu vaga para a próxima Olimpíada, em Londres, os dois jovens atletas do São Paulo F.C. conseguiram até ofuscar (no bom sentido, claro) o menino da Vila.

A equipe está de parabéns. Jogou o mais fino da bola e esteve muito, mas muito mesmo, próximo da perfeição. Aquela perfeição que o mestre Telê Santana tanto prezava. A perfeição que, alinhada à lealdade, ao futebol sem pancadaria, sem maldade, fazia do futebol algo mais do que simplesmente um jogo, mas uma magia inexplicável.

E, se tem alguém que merece todos os méritos por esse grupo ser tão unido, competente e leal, esse alguém é o técnico Ney Franco, que teve tranquilidade, tato e liderança, sem usar das artimanhas de um ditador, para comandar esse fabuloso esquadrão.

Volto a dizer que o Brasil está novamente no caminho certo. Voltamos a nos esperançar com Copa do Mundo. Há uma enorme luz no fundo do túnel. Teremos novamente a chance de levantar o caneco dentro de nossa própria cancha. É também a chance de tirar o grito que está entalado em nossas gargantas há quase 61 anos.

Antes, essa mesma garotada deve brilhar em Londres, e pode marcar história conquistando a primeira Olimpíada para o País.

Enfim, fica aqui um parabéns a toda equipe e comissão técnica. Novamente posso dizer que sinto orgulho do nosso futebol.

Um comentário:

daninho disse...

O brasil deu Show nesse sulamericano,
o nervosismo do primeiro jogo me assustou, pois mesmo ganhando com 4 gols, conseguimos ter 2 jogadores mais o tecnico expulsos.

A mulecada apresentou uma "irregularidade" normal da idade, Lucas arrebentava no primeiro tempo, sumia no seguindo, Neymar detonava um jogo e passava despercebido no outro, porem com tantos talentos, os jogadores da Seleção poderam se dar ao luxo de serem irregulares, Neymar sumia.. Lucas brilhava, Oscar sumia, casemiro se destacava.

Parabens mulecada. parabens Ney Franco. agora é soh esperar esses "meninos" darem show do brasileirao !!