terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Com Neymar, Brasil resgata futebol arte

A Seleção Brasileira sub-20 venceu a seleção Paraguaia por 4 a 2, num jogo pra lá de agitado, com direito a jogadas perfeitas e 2 expulsões.

Neymar comemora 1º gol
Mas a noite tinha um nome escrito nas estrelas: Neymar. No seu estilo "moleque", o jovem santista entrou em campo disposto a assumir a responsabilidade do jogo. A camisa amarelinha não pesou para o atacante. Pelo contrário. Caiu-lhe muito bem, tanto que foi dos pés dele que saíram os quatro gols do Brasil. Com os três pontos, a seleção comandada por Ney Franco assumiu a primeira colocação do Grupo B do Sul-Americano.

Ao contrário do que dizem alguns "céticos" jornalistas esportivos, embora seja uma massa muito pequena, tão pequena que chega a ser insignificante, Neymar é indiscutivelmente o novo craque do nosso país. É a grande promessa. Um craque que não nos deixa dúvidas, que convence, que chama a responsabilidade e que não se intimida com cara feira. 

E nem mesmo as merecidas expulsões de Zé Eduardo e Henrique apagaram o brilho da equipe. Aliás, depois de tantos vexames nas duas últimas Copas do Mundo (2006 e 2010), sinto que a nova safra de jogadores brasileiros nos trará um pouco mais de alegria. Além de Neymar, os são-paulinos Lucas, Casemiro e Bruno foram fundamentais para a excelente atuação canarinho. Eles são rápidos, habilidosos, inteligentes e leais. 

O fato é que o Brasil está resgatando, mesmo que aos poucos, a alegria de jogar futebol. É o chamado "futebol arte" ressurgindo nos gramados desse país abençoado. Claro que esses garotos precisam amadurecer. Ainda há o que aperfeiçoar e aprender. Mas até 2014, se manter a toada, teremos uma seleção praticamente perfeita. Uma equipe que pode nos fazer relembrar seleções como a de 82, por exemplo. Pelo menos é isso que esperamos.

Fico imaginando essa garotada nas mãos de Telê Santana...

Foto: Site Globo Esporte

Nenhum comentário: