quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Atacantes marcam e São Paulo vence em casa

O São Paulo voltou a jogar no seu estádio (Morumbi), ontem, pelo Campeonato Paulista, e venceu o São Bernardo por 3 a 0.

Aparentemente, uma vitória para não deixar dúvidas, embora o adversário tenha mostrado pontos de fraqueza e que pode ter dificuldades para seguir entre os oito primeiros colocados da competição.

De qualquer forma, o que deixou a torcida são-paulina feliz foi o fato de o três gols terem sidos marcados por atacantes. Aliás, pensando em deixar o setor ofensivo mais leve, Carpegiani escalou Dagoberto ao lado de Marlos, e o entrosamento dos dois surtiu efeito.

O primeiro a balançar a rede foi Dagoberto, que fez um golaço, mas que na minha opinião foi uma tremenda sorte. A bola é cruzada para dentro da área e, no momento em que Dagol estica a perna para dominar, a redonda bate na canela dele e engana o goleiro Marcelo. Enfim, o que vale é bola na rede.

Os outros dois gols foram marcados por Marlos e Fernandinho (que entrou na segunda etapa no lugar de Ilsinho).

Para o treinador tricolor, a equipe teve duas atuações distintas: Na primeira etapa, um São Paulo arrasador, com bom toque de bola, forte marcação no meio de campo, com outra boa atuação de Carlinhos Paraíba, e jogadas rápidas e inteligentes que levaram perigo ao gol adversário. Porém, no segundo tempo a equipe diminuiu quase 70% do ritmo e deixou o treinador "cabreiro".

Segundo Carpegiani, a queda de rendimento na etapa final é o resultado de certo desinteresse por parte dos jogadores, e isso, segundo ele, "é preocupante". O comandante da equipe do Morumbi prometeu mexer no time para a próxima partida. E ele tem toda a razão. Afinal de contas, por causa dessa queda de rendimento constante no último Brasileirão o São Paulo não conseguiu classificação para a Taça Libertadores deste ano de 2011. Provavelmente ele não quer repetir o mau desempenho.

E se já há preocupação nessa equipe, principalmente para o próximo semestre, já que Miranda foi negociado com o Atlético de Madrid, os nervos devem se esquentar ainda mais com a possível saída de Alex Silva.

O jogador disse ontem, após a partida, que o tricolor não o chamou para um acerto de contrato e que já está com a cabeça preparada para deixar o clube no meio do ano.

Sem Miranda e sem Alex, o setor defensivo perde qualidade. Aliás, perde e muito, principalmente por não ter no banco de reservas jogadores à altura da dupla. Xandão é bom jogador, mas ainda é inexperiente. Já Renato Silva é um estrupício. Se posiciona mal, é lento, sem tempo de bola e, para piorar, muitas vezes comete faltas desnecessárias.

A diretoria do São Paulo confirmou que está negociando com o jovem uruguaio Coates, de 20 anos, que foi indicado por Lugano. Ainda assim, apenas uma contratação não resolveria o problema da equipe. Seria necessária a vinda de mais um defensor para compor o setor. E, no momento, não há jogador de qualidade dando sopa no mercado. Os grandes nomes custam caro e como o São Paulo não gosta de mexer nos cofres...

Sendo assim, o mais aconselhável, e até dentro da realidade são-paulina, é manter Alex Silva no grupo. Para isso, o São Paulo precisa correr para garanti-lo no elenco. Se deixar para a última hora, o perderá como perdeu Ricardo Oliveira.

Acorda, São Paulo! 

Foto Dagoberto: Site Globo Esporte
Foto Alex Silva: Blog do Alex Silva

Nenhum comentário: