segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Entre acertos e erros...

Antes mesmo que venham os pedidos, já vou apontando quais foram os meus erros e meus acertos (palpites) sobre o Campeonato Brasileiro de 2010.

Logo no começo, quando Botafogo e Flamengo figuravam próximos do Fluminense, nas primeiras posições da tabela, eu já dizia que as equipes cariocas sequer conseguiriam vaga na Libertadores da América.

No decorrer da competição, falei, neste humilde blog, que apenas o Fluminense se classificaria para a competição intercontinental. E que as outras equipes do Rio ficariam mais um ano de fora. (Primeiro Acerto).

O Fluminense não só garantiu sua vaga como conquistou a competição Nacional. O Flamengo, campeão em 2009 com uma tremenda força dos adversários e do STJD, neste ano não passou da 14º posição e, por apenas um ponto sobre o Avaí, conseguiu vaga na Sul-Americana de 2011. O Vasco terminou em 11º colocado, com 49 pontos. Bom até demais para um elenco pra lá de limitado. O Botafogo foi o chamado "cavalo paraguaio". Teve momentos bons na competição e cresceu no momento certo, mas deslizou na reta final e acabou cedendo a "possível" quarta vaga para o Grêmio.

Ainda falando sobre Libertadores, acertei também ao falar que dessa vez o São Paulo não se classificaria para a competição do ano que vem. Não deu outra. Embora tenha melhorado bastante com a chegada do técnico Paulo César Carpegiani, a reação não foi suficiente, e a tempo, para colocar a equipe paulista mais uma vez entre os representantes brasileiros no Intercontinental.

Mas errei, e por pouco, em relação ao campeão. Acreditava cegamente, mesmo na última rodada que favorecia o Flu, que o Corinthians sairia campeão do Brasileirão. Mostrando a todos que é possível conquistar um título na bola, sem máfia do apito, sem STJD, enfim, sem malandragens. Mas os alvinegros deixaram escapar a grande chance.

Mas entre acertos e erros, o que realmente vale é a saudável discussão. Agradeço aos queridos seguidores que deixaram claros os seus pontos-de-vista de forma respeitosa e que, por ter sido respeitador, foi respeitado pelo blogueiro também. Isso sim é o chamado "futebol democrático".

O ano praticamente se encerra aqui, pelo menos no que diz respeito à "bola rolando". Mas o Blog não para. Ainda discutiremos muitos assuntos relacionados aos bastidores do futebol. Peço que fique ligado e não deixe de comentar.

Um grande abraço a todos e que viva o Fluminense campeão, que viva a democracia, que viva respeito, que viva a tolerância, ou seja, que viva o esporte mais querido do mundo: o Futebol.

Nenhum comentário: