segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quase lá...

O Corinthians está com uma mão na taça, é verdade.

Aliás,  desde a volta da competição após a paralisação para a Copa do Mundo da África tenho dito que este troféu já tem dono.

O timão tem a equipe mais bem entrosada e manteve uma formação desde o início. Isso é fundamental para se estabelecer uma regularidade e impor padrão de jogo.

Em torneio de pontos corridos, ser regular faz toda a diferença.

Pode ser, enfim, a chance de o Corinthians camuflar, já que apagar é impossível, as manchas de títulos que conquistou no passado. Aliás, essas manchas viraram fantasmas que assombram o Parque São Jorge durante muitos anos.

Se você não entendeu o que quis dizer, há um exemplo fantástico para resumir tudo isso. Foi o  último Brasileirão conquistado pelo Corinthians, em 2005. Lembrou? Esse episódio classifico como a maior vergonha do campeonato Brasileiro de todos os tempos.

Além do mais, erguer o caneco de 2010 virou mais do que uma busca desenfreada pela honra, passou a ser uma obrigação para o clube alvinegro.

No começo do ano, Andrés Sanches, presidente do Corinthians, investiu pesado em reforços. Tudo isso porque 2010 é o ano do centenário corintiano.

Segundo Sanches ainda no inicio deste ano, a ideia era conquistar mais de um título para a galeria do clube. Até o momento não conseguiu um sequer.

Perdeu o Paulista e foi escorraçado da Libertadores, que era, e ainda é, seu maior sonho de consumo.

Restou o Brasileirão. E parece que os jogadores assimilaram a ideia.

O timão fez uma campanha boa, já que não há nota 10 para equipe nenhuma nesta competição, e só não se sagrará o vencedor se tropeçar nos próprios erros.

No último sábado, venceu o Cruzeiro mesmo não jogando tão bem.

Aliás, a Raposa foi superior em pelo menos 70% da partida. Isso sem contar que foi claramente prejudicada dentro do Pacaembu.

Os sinais de protestos de Thiago Ribeiro, Roger e do técnico Cuca após o término da partida não foram exageros.

O árbitro Sandro Meira Ricci abusou em errar a favor do timão. E não foi à toa que chegaram a cogitar seu afastamento logo após o fim da partida.

E não estou falando sobre o pênalti em cima de Ronaldo que, ao meu ver, foi clarríssimo.

Mas também não se pode dizer que o Corinthians comprou o campeonato, como andam falando por aí.

Dessa vez não acredito nesta possibilidade, embora a CBF não nos passe nenhuma credibilidade há muito tempo.

Agora o Corinthians depende apenas de si mesmo para levantar o caneco que já colocou uma mão na tarde de sábado.

Comemore, corintiano...

Nenhum comentário: