domingo, 7 de novembro de 2010

O "jogo-chave"

Logo mais, às 17h30, teremos o jogo entre São Paulo e Corinthians, no estádio do Morumbi.

O encontro dessas duas equipes, cujo carrega o apelido de "Majestoso", dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, tem extrema importância para ambas agremiações.

O Corinthians precisa da vitória para tentar assumir novamente o posto de primeiro colocado na tabela. O que seria fundamental para a arrancada ao título, já que o término da competição está próximo.

Já o São Paulo, sem as mesmas pretensões audaciosas, precisa vencer o rival e torcer por algumas combinações de resultados para tentar uma vaga na Libertadores de 2011.

O timão é o vice-líder com 57 pontos. O Tricolor ocupa a sétima colocação, com 50 pontos conquistados.

Socrates, na década de 80, em vitória sobre o SPFC
Mas, independente das distintas atuais situações das duas equipes, esse confronto impacta no que podemos dizer ser a partida de maior púlico do Estado de São Paulo, já que Corinthians e São Paulo detêm cerca de 50% de torcedores na capital. 

Além disso, podemos dizer também que esse duelo atualmente é o de maior rivalidade do futebol brasileiro. O São Paulo tomou o lugar do Palmeiras neste quesito. Talvez isso tenha acontecido pelo excesso de títulos conquistados pelo clube do Morumbi, principalmente as três Libertadores da América (92-93-2005) e os três Mundiais de Clubes (92-93-2005).

Se bem que essa rincha entre alvinegros e tricolores vêm de muitos anos. No que diz respeito a confronto direto, o Timão leva a melhor sobre o Tricolor. Em 304 partidas, foram 112 vitórias para o Corinthians, com 441 gols, contra 96 vitórias para o São Paulo, com 428 gols. O número de empates é de 96.

No momento, o Corinthians sustenta um tabu de três anos sem perder para o São Paulo. A última vitória tricolor foi em 11 de fevereiro de 2007, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, com gols de Lenílson, Rogério Ceni e Leandro. E o Wilson, descontando para o timão.

Raí, o maior ídolo do clube de todos os tempos
Entretanto, o São Paulo é o que tem o maior número de títulos conquistados no País. Possui 40 títulos considerados importantes, contra 35 do Corinthians, isso porque contamos o caneco da segunda divisão. Lembrando, inclusive, que o Timão possui 25 anos a mais que o tricolor. O que comprova a superioridade são-paulina.

Mas sem dúvida os tabus serão o menos importantes no embate de hoje à tarde. Tanto Corinthians quanto São Paulo vão a campo em busca de seus próprios interesse neste Brasileirão embolado.

O Corinthians, embora negue, leva certa vantagem sobre o São Paulo. Primeiro porque mantém uma regularidade desde o começo da competição. Segundo que deve atuar com força total, time completo. Já o São Paulo, resolveu acordar apenas com a chegada do novo treinador Paulo César Carpegiani e, para piorar, terá ausência de Carlinhos Paraíba, que tem sido peça fundamental no meio campo e na marcação pelo setor.

Mas o que já temos garantido, é um clássico de muitas emoções. Ronaldo e Dentinho serão os grandes nomes pelo lado alvinegro. No tricolor do Morumbi, o quarteto ofensivo deve revelar um destaque, além de Rogério Ceni, que adora jogar clássicos.

Não perca a crônica após o jogo. Até lá.

Nenhum comentário: