sábado, 2 de outubro de 2010

Dia de festa no Morumbi

No dia 02 de Outubro de 1960 acontecia o jogo de estreia do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, templo sagrado do São Paulo Futebol Clube. A partida foi contra o Sporting Lisboa em jogo amistoso. E o estádio começou com o pé direito: O Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Arnaldo Poffo Garcia, mais conhecido como Peixinho.

Mesmo com o estádio ainda inacabado, a torcida são-paulina compareceu em peso, lotando o Morumbi com pouco mais de 56 mil pagantes. À época, recorde de público em amistosos.

Mais de 56 mil pagantes no jogo de inauguração
Hoje, almocei com meu sogro, o Sr. Brenno Silveira, um são-paulino apaixonado com histórias sensacionais sobre um dos clubes mais importantes do país. Na mesa do restaurante, apreciando a   deliciosa gastronomia de São Paulo, em Moema, um dos assuntos foi os 50 anos de existência do Morumbi que se comemora hoje.

"Estive na inauguração do Morumbi e presenciei a vitória do São Paulo sobre o Sporting Lisboa. Estava lotado. Foi tudo muito bonito", disse seu Brenno com muito orgulho. "Fui a muitos outros jogos do São Paulo, mas esse é um dos que jamais esquecerei", completou.


Estádio lotado para a final da Libertadores de 2005: Deu SPFC
O estádio cresceu acompanhando a evolução do clube, que se tornou uma potência no futebol brasileiro. Desde 1935, ano de fundação do Tricolor, não há nenhum outro clube que o ultrapasse em número de títulos conquistados. Aliás, o São Paulo foi o primeiro a conquistar 6 títulos brasileiros (77-86-91-2006-2007-2008) e o único brasileiro, até o memento, a erguer três troféus da Libertadores da América e do Mundial de Clubes (92-93-2005).

De lá para cá, o São Paulo pôde dar a volta olímpica inùmeras vezes nas conquistas de títulos como Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores da América,  Supercopa, dentre outros tentos. Mas o estádio não foi palco de glórias apenas do Tricolor. Corinthians Palmeiras e Santos cnquistaram diversos títulos nos gramados do "Cícero Pompeu de Toledo".

O Morumbi era um dos estádios cotados para sediar a copa de 2014, que acontecerá no Brasil, mas, devido à politicagem que assombra cada vez mais o futebol, foi vetado e descartado pela CBF e pela FIFA. Embora estejamos no século XXI, a regressão é evidente dentro da esfera esportiva no País. Lamentavelmente.

Independente de Copa do Mundo, o São Paulo é um clube do qual me orgulho principalmente por ser o único que bate de frente com os grandes mafiosos. Merece os parabéns por ter uma estrutura diferenciada e digna de respeito.

PARABÉNS AO ESTÁDIO DO MORUMBI PELOS SEUS 50 ANOS DE VIDA.

Um comentário:

Sara disse...

A verdade é que eu espero que em algum momento para visitar o estádio felizmente agora estou muito ocupado, mas eu estou trabalhando perto do estádio em um restaurantes em sp