domingo, 20 de junho de 2010

Luis Fabiano desencanta e Brasil vence

O Brasil venceu, e com certa facilidade, a equipe de Costa do Marfim, por 3 a 1. O resultado era esperado e não poderia ser diferente. O que realmente me surpreendeu, e com certeza deve ter surpreendido a todos, foi uma melhora na equipe comandada por Dunga.

Diferentemente da partida de estreia, Kaká se movimentou no meio de campo e fez o papel de ligação com o ataque. Foi dos pés dele a enfiada de bola para Luis Fabiano abrir o placar ainda no primeiro tempo da partida. E por falar em Luis Fabiano, o atacante desencantou e chamou a "responsa" para si.

Na segunda etapa, o "fabuloso" ganhou na dividida, "chapelou" dois zagueiros e, com uma ajudinha da arbitragem que não viu o toque de mão do jogador brasileiro, fez um dos gols mais bonitos dessa Copa da África.

Claro, muito longe de ser algo parecido com a seleção de 70, que contava com dribles desconcertantes, e da seleção de 82, comandada por Telê Santana, que jogava bonito e com muita inteligência. Mas pelo menos vimos uma equipe mais solta dentro de campo e que não se limitou a apenas se defender, mesmo depois de abrir 3 a 0 sobre o adversário.

A zaga foi mais uma vez perfeita. Lúcio, além de ganhar quase todas sobre Drogba, ainda se arriscou no ataque em alguns momentos de cochilo da seleção brasileira.

O que ainda me preocupa muito são os laterais. Na direita, Maicon fez uma partida razoável. Não comprometeu, mas também não desequilibrou em momento algum. já pelo lado esquerdo, Michel Bastos mostrou, mais uma vez, que ainda não está preparado para vestir a camisa amarelinha. Me parece que ele sente o peso dela. Errou passes, dominou mal a bola numa situação de ataque de sua equipe e não fez nenhum bom cruzamento. Tudo bem que também não comprometeu na defesa, mas para ser um jogador de seleção, precisa brilhar. Num contexto geral, a seleção brasileira foi bem. Eu daria 8,5 para eles.

Em contrapartida, a seleção de Costa do Marfim abusou em distribuir pancadas. Luis Fabiano e Kaká foram os que mais apanharam no jogo. Para se ter uma ideia, Elano, logo após marcar o terceiro gol do Brasil, teve de deixar o campo, aos prantos, carregado pelos médico. Tudo isso pela violentíssima e maldosa entrada de Tioté, aos 30 minutos da etapa final.

PONTO FRACO: A arbitragem, além de errar ao validar o golaço de Luis Fabiano (ele usou o braço para completar a jogada), errou também ao expulsar Kaká, que não cometeu falta sobre Keita. Não foi decisivo no resultado, mas ficou evidente que o árbitro francês se perdeu na partida.

Agora é a vez de enfrentar a equipe mais forte do grupo, a seleção de Portugal. E já classificado para as oitavas de final, a seleção brasileira não terá Kaká (expulso) e Elano (machucado), mas assim mesmo acredito na vitória canarinho.

Foto (1): Agência Reuters / Site GloboEsporte.com
Foto (2): Agência EFE / Site GloboEsporte.com

Um comentário:

Ver@cidade disse...

Muito agradável seu texto sobre o 3 a 1 ! Desencantar-se aqui é o movimento de um que você descreve tão bem e que emocionou tantos outros. 8,5 ? Concordo! Vá em frente Fernando. Abraço!
Ah, peguei vc no twitter!