domingo, 2 de maio de 2010

Santos: "O novo campeão" do Paulistão

Eles praticaram um futebol diferenciado, do jeito que os Deuses da bola gostam. Quase fizeram chover, nevar, ventar, esquentar. Foi dos pés de alguns meninos "atrevidos" que vimos sair as jogadas mais bonitas do Campeonato Paulista de 2010. Foi deles também a melhor campanha da competição estadual. Acho que ficou fácil saber que estou falando do Santos Futebol Clube. Aliás, quero parabenizá-los pelo 18º título conquistado há poucos minutos no estádio do Pacaembu, depois de bater o "incrível" Santo André.

A gente espera que a última partida de um campeonato seja a mais acirrada, a mais competitiva, a mais suada, a mais digna de uma final, propriamente dita. Mas nem sempre isso é possível. Nem sempre os melhores conseguem se enfrentar numa final. Quantas vezes você não presenciou um confronto de gala numa semi-final, ou numa quartas-de-final, ou quem sabe até numa oitavas-de-final? Isso é bem comum.

Neste Paulistão fomos presenteados com a finalíssima entre as duas equipes que mais jogaram o futebol esperado por todos os brasileiros. Embora tenha sido um duelo com muitos cartões vermelhos e amarelos, Santos e Santo André mostraram dois estilos de futebol que fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem. Simplesmente algo mágico.

Mesmo sendo o campeão. é difícil dizer que o Santos mereceu o título e esquecer tudo que o Santo André fez, principalmente nessas duas partidas que decidiram o caneco.

Dentro de campo, ainda no primeiro jogo, o Santo André foi superior na partida. Isso é indiscutível. Na partida de hoje mais uma vez achei o ramalhão melhor, desde o primeiro minuto, quando abriu o placar aos 33 segundos de jogo, com o atacante Nunes.

É muito mais fácil analisar outras equipes do que a do nosso coração, e por isso prestei muita atenção nessa partida. Sei que alguns santistas vão dizer que estou querendo desmerecer o peixe, ou que não entendo de futebol, ou até mesmo que estou louco. Mas meu papel é dizer o que acho dentro daquilo que me pareça o correto.

Não quero falar sobre arbitragem, porque isso é muito subjetivo, embora há lances descarados que acabam denegrindo a imagem do árbitro, além de manchar o espetáculo. Mas na minha opinião o Santo André foi prejudicado.

O Neynar é um craque, e isso não é novidade para ninguém, mas hoje ele abusou de uma artimanha que considero anti-jogo. Ele foi o maior cai-cai da partida e o Sr. Sálvio Espínola, árbitro do jogo, sequer o advertiu verbalmente. Pelo que sei um pouco de regras, quando um atleta simula uma falta, um pênalti, ou tenta de alguma forma ludibriar o árbitro, o cartão amarelo tem de ser mostrado a esse jogador. E isso o Sálvio não fez. Deixou passar muitas vezes.

Depois houve um gol "LEGAL" anulado. Isso foi o ponto crucial para o Santos sagrar-se campeão, já que o 4 a 2 daria o título ao Santo André.

Fora isso, o segundo tempo foi marcado por muitas paradas, tanto por contusões de jogadores como por "cera" dos meninos do Santos, o que deveria ter sido recompensado pelo árbitro em forma de acréscimos. Aos 43 minutos da segunda etapa, subiu a placa com apenas 4 minutos de tempo extra. Um absurdo. E quando esse tempo extra já estava em andamento, o Santos segurou demais para fazer suas reposições de bola, o que no meu modo de vista deveria ter sido acrescentado mais tempo.

Enfim, são detalhes que poderiam mudar o jogo. É uma pena que coisas desse tipo ainda aconteçam no futebol, principalmente porque sempre sai perdendo o time considerado "pequeno". Há quem diga que, para alguns árbitros, a camisa pesa na hora de apitar uma decisão.

De qualquer forma, se pensarmos na campanha brilhante do Santos durante todo o campeonato, nada mais justo que o título fosse direto para a Vila Belmiro.

Por isso, como falei, é difícil dizer quem realmente mereceu levar o caneco para a galeria de troféus. E como também já falei neste blog, na semana passada, seja lá quem fosse o campeão (Santos ou Santo André), o título estaria em ótimas mãos, aliás, nas mãos de um dos mais merecedores. Deu Santos.

Agora, só espero que esses meninos do Santos continuem no Brasil para que o nosso Campeonato Brasileiro seja gostoso de assistir como foi esse Paulista!

FOTO Ganso/Neymar: Site Abril.com

Nenhum comentário: