sábado, 20 de março de 2010

Morumbi fora? "Nem a pau, Juvenal..."

Parece que, independente de uma vitória ou não do São Paulo sobre o Mogi Mirim, amanhã, pelo campeonato Paulista, o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, terá um final de semana mais feliz. Muito mais do que ele esperava.

Não é nenhuma final de campeonato garantida, nem muito menos um título conquistado, mas sim a notícia de que o novo projeto do estádio do Morumbi para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, agradou dirigentes da FIFA. Pelo menos foi o que disse Jerome Valcke, secretário-geral da entidade.

"Os planos de reforma do Estádio do Morumbi eram um problema, mas o projeto que recebemos recentemente nos deixou satisfeitos. O que foi pedido está sendo atendido", disse Valcke em uma entrevista coletiva dada ontem na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Desde a conquista do País em poder sediar uma Copa do Mundo, o São Paulo Futebol Clube se interessou profundamente em fazer a abertura do evento. Sendo assim, o presidente do tricolor paulista andou largando mão do futebol para resolver as questões que envolvem o assunto "Copa".

Há poucos meses esse mesmo representante da FIFA fez críticas duras em relação ao primeiro projeto do estádio enviado à entidade. Disse, inclusive, que o Morumbi corria risco de receber jogos considerados "menores" e no máximo partidas das oitavas-de-final. O que deixou Juvenal bastante preocupado.

Não vejo outra cidade aqui no Brasil para ser palco de abertura da Copa que não seja São Paulo. E também não dá para pensar em outro estádio que não seja o Morumbi. Mas claro que muita coisa precisa ser reestruturada para isso acontecer. Desde questões internas, como reformas, por exemplo, como questões de segurança para o torcedor até fora do estádio.

Atualmente, não há, por exemplo, um estacionamento que comporte todos os veículos dos torcedores presentes no estádio. Não há também, um sistema de venda de ingressos à altura de um evento do porte de uma Copa do Mundo. E isso tanto é verdade que se você for assistir à uma partida do São Paulo, enfrentará dificuldades para conseguir entrar no estádio. Ainda há filas desosrdenadas e muitos cambistas com facilidade de compra e venda.

Entretanto, o São Paulo está melhorando nesse quesito, pois já implantou um sistema ligado à rede de cartões de crédito, no qual você consegue comprar seu ingresso pela internet e utiliza o próprio cartão nas roletas do estádio para liberar sua entrada já pré-adquirida. Isso é algo inovador no Brasil e facilitador para o torcedor que se antecipa.

Diferentemente de quase 100% dos clubes brasileiros, com excessão de poucos, o São Paulo tem uma estrutura bastante sólida e diferenciada. Mantém seu patrimônio como algo prioritário para a diretoria. Não tenho dúvidas de que o clube entregará aquilo que prometeu no prazo estipulado e, assim, conquistando o direito de proporcionar a abertura do evento esportivo mais popular do planeta: A Copa do Mundo.

Nenhum comentário: