segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quem é que manda, meu filho?

É incrível como o futebol perdeu o rumo. Hoje em dia é o jogador quem manda no time. É ele também quem decide se um técnico fica ou não na equipe.

Não há exemplo melhor do que o Palmeiras. Na última quarta-feira (de cinzas), ainda comandado pelo técnico Muricy Ramalho, o verdão enfrentou o São Caetano e levou um tremendo "chocolate" (4 a 1 para o azulão).

Quem assistiu à partida pôde perceber a má vontade, a displiscência e a falta de profissionalismo de grande parte dos jogadores do Palmeiras. E sabe por quê? Porque não queriam mais ser comandados por Muricy. Não queriam mais a disciplina, a ordem, o trabalho.

E a diretoria, ao invés de punir cada jogador que estivesse fazendo "corpo mole", acatou a decisão dos atletas e mandou o técnico embora.

Em outras épocas, não tão distantes - década de 90 -, Telê Santana enfrentou o mesmo problema no São Paulo. Mas a diretoria sequer se meteu à frente do problema e até apoiou Telê que chegou a afastar alguns jogadores que estavam insatisfeitos com o jeito dele comandar o grupo. Pergunta se esses atletas não repensaram suas atitudes.

Bom, Muricy caiu durante o momento mais difícil do Palmeiras. A crise era evidente e não havia como fugir. No dia seguinte, praticamente, Antonio Carlos, que comandava o próprio Azulão que enfiou o tal "chocolate" no verdão, foi contratado para assumir a equipe palestrina.

No seu primeiro jogo como técnico alvi-verde ele consegue uma vitória sensacional, por 2 a 0, e pasmesm, dois gols de Robert. Inacreditável. Me parece até o fim dos tempos, mas...

É verdade que o São Paulo entrou atordoado na partida e que, além disso, teve seu zagueiro, Xandão, expulso injustamente. Mas isso não importa e talvez não mudaria o resultado da partida.

Jogando em casa, o verdão parecia uma máquina. Cleiton Xavier e Diego Souza, motivados, arrebentaram no jogo. Parecia o velho verdão do interino Jorginho, que jogava por música.

Foi a mão de Antonio Carlos que fez o Palmeiras vencer a partida e se reerguer? Obivio que não. Eles (jogadores) decidem a hora que querem mostrar serviço. É uma categoria muito unida, embora muitos pensem o contrário.

Ou seja, derrubaram Muricy, como uma criança joga o pirulito fora, e agora voltaram a jogar futebol. Quem é que manda, meu filho?

Foto: Estadão.com

Nenhum comentário: