quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Muricy até o clássico

O Palmeiras levou um verdadeiro "chocolate" na partida de ontem contra o São Caetano, dentro do Palestra Itália. Só no primeiro tempo o azulão abriu três gols de vantagem sobre o time da casa. A partida terminou 4 a 1 para os visitantes.

Além de correr sério risco de não classificar entre os quatro melhores, o que não dará direito às semi-finais da competição estadual, o verdão pode perder seu técnico, Muricy Ramalho, ainda esta semana.

Alguns jornais esportivos de rádio e Tv estão noticiando que a saída de Muricy deve acontecer ainda hoje, após uma reunião que está acontecendo neste momento na sede do clube. Eu, particularmente, não acredito na demissão do treinador nesta semana.

O motivo é simples: A diretoria do Palmeiras não é burra, embora muitas vezes atua como. A crise já é bastante evidente, mas o Sr. Belluzzo sabe que é importante manter o cargo do treinador pelo menos até o clássico contra o São Paulo. O que não quer dizer que uma vitória sobre os rivais vá garantir o emprego de Muricy.

Alguns nomes como o de Antônio Carlos - atual treinador do São Caetano - e Paulo Autori - no momento desempregado - estão sendo cogitados no Palestra. Antônio Carlos já se mostrou interessado caso haja alguma proposta formal.

Geralmente, quando uma equipe entra em crise, mesmo que o problema central seja a falta de jogadores ou um elenco rachado, é mais conveniente ao clube mandar o técnico embora. Pelo menos ameniza, temporariamente, as críticas da imprensa. Digamos que é "providência" momentânea sem precisar ser radical. Já pensou ter de mandar 11 jogadores embora?

Eu sou contra esse tipo de "solução". Já vi muito técnico de qualidade deixando clubes de futebol sem ter culpa do mal desempenho da equipe. Isso é algo normal dentro do fuetebol, mas que eu sou totalmente contra, principalmente por não ser justo.

Mas no caso de Muricy Ramalho não há o que contestar. No ano passado, após a saída de Luxemburgo, Jorginho assumiu interinamente o comando do Palmeiras e vinha numa crescente, inclusive na primeira colocação do Campeonato Brasileiro.

Bastou Muricy assumir o posto de treinador para a equipe cair de produção. A situação foi bastante complicada e o Palmeiras não só deixou de ser campeão, mas também nem se classificou para a Taça Libertadores da América de 2010 - competição que já está em andamento.

Neste Campeonato Paulista, a situação parece a mesma. Embora o Palmeiras não tenha se reforçado para a temporada, tenho a impressão de que se algo não for feito, e rápido, a equipe palestrina não chegará às semi-finais da competição.

Isso é muito sério. Causaria um grande problema para o clube. O torcedor palmeirense já não é como antigamente. Será difícil conter os ânimos exaltados.

Não será a hora de tomar uma atitude mais digna de um presidente de time grande, Sr. Belluzzo?


Nenhum comentário: