domingo, 24 de janeiro de 2010

"Só para inglês ver"

O São Paulo venceu o Rio Claro por 3 a 0, no Morumbi, neste sábado, e conheceu sua primeira vitória no Campeonato Paulista de 2010.

Venceu, mas não convenceu! Os gols foram marcados por Hernanes, Washington e Rogério Ceni, mas se engana aquele que pensa que, devido o placar elástico, o São Paulo tenha feito uma boa partida. Pelo contrário. Mais uma vez não jogou absolutamente nada.

Marcelinho Paraíba, que agora é a esperança do torcedor do São Paulo, não foi bem. Foi o jogador que mais errou passes. Esteve irreconhecível.

Só não vou dizer que o São Paulo mereceu perder porque a equipe do Rio Claro é muito fraca, embora tenha criado as melhores oportunidades do jogo - não soube aproveitar.

Há uma clássica frase de Telê Santana que se encaixaria perfeitamente a esse jogo de hoje no Morumbi: "Prefiro perder a partida jogando bem do que vencer jogando mal". Mas isso são palavras de mestres, de sábios. Hoje em dia vejo muitos técnicos, que preferem tirar o deles da reta, dizendo: "O que importa é que conquistamos os três pontos".

Não que o Ricardo Gomes tenha dito isso, pelo menos não que eu tenha visto. Mas já ouvi muitas declarações como essa de vários técnicos por aí. E essa é a prova da brusca mudança no perfil do futebol brasileiro.

Não há mais quem queira ver uma equipe atingir a perfeição. Essa era a diferença do Telê. Ele não aceitava, jamais, que sua equipe jogasse mal ou desleal. Para ele, vencer não era o principal. O que ele queria era ver sua equipe jogar bonito, com toque de bola, com vontade, com consciência, como esportividade, com lealdade. Se isso fosse feito, a vitória seria consequência e a perfeição, se não fosse atingida, pelo menos chegaria perto dela. Saudades do mestre.

Mas o torcedor do tricolor tem algo para ficar contente.

Foi anunciado, também neste sábado, que o zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo e que estava no Hamburgo (ALE), será o novo reforço do Morumbi para a temporada de 2010. Pirulito, como era conhecido no Brasil, deve se apresentar na próxima segunda-feira. O ambiente ele já conhece muito bem. Foi campeão Brasileiro pelo clube em 2006, 2007 e 2008.

Com essa contratação não me resta dúvidas de que Ricardo Gomes deverá voltar ao esquema 3-5-2 e que o trio de zaga será composto por André Dias, Mranda e Alex Silva.

Tem tudo para voltar a ser a melhor zaga do Brasil.

Nenhum comentário: