domingo, 27 de dezembro de 2009

Imortalizado pelo Maracanã, mas e pelo Flamengo?


Se Adriano e Pet, que sagraram-se campeões do Brasileirão de 2009, tiveram seus nomes ovacionados e até imortalizados no clube da Gávea, a homenagem que fizeram a Zico no estádio do Maracanã neste sábado foi pouca.

O Galinho teve uma estátua inaugurada dentro do Hall da Fama do maior estadio do mundo, mas merecia muito mais do uma réplica simbolizando um voleio, embora a obra tenha ficado maravilhosa. Zico foi o maior jogador do mengo de todos os tempos e nunca vi, depois de sua festa de despedida do futebol, uma homenagem do clube ao craque rubronegro, já que esse evento partiu do Maracanã e não do Flamengo.

Claro que Zico, com toda sua humildade, compareceu no evento e ficou emocionado com o reconhecimento do cenógrafo Abel Gomes - criador da estátua -, lembrando de grandes momentos que viveu nos gramados do Maracanã enqunto jogador. Aliás, Zico foi o atleta que mais vezes balançou as redes do estádio. Foram 333 gols em 435 jogos.

"A estátua me lembra um gol que fiz na Copa de 82 contra a Nova Zelândia. Está aprovada", disse Zico ao Globoesporte.com.

O Flamengo deveria pensar em algo que retribuísse todas as glórias que o Galinho trouxe ao clube, de forma que Zico fosse enaltecido enquanto vivo. Do mesmo jeito que Palmeiras e São Paulo fizeram homenagens a Oberdan Cattani e Telê Santana, respectivamente. O Corinthians fez o mesmo há pouco tempo quando fez uma festa para os heróis de 77, reunindo os craques que levaram o timão ao título de Campeão Paulista, quebrando o jejum de quase 23 anos. Ou seja , isso sim é homenagem.

Foto: www.globoesporte.com

Nenhum comentário: