segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Paulistas prejudicados?

Há quem diga por aí que a CBF está fazendo de tudo para ver um clube carioca - que não vence um Brasileirão desde 2000, quando o Vasco conquistou a Copa João Havelange - ser o campeão do Campeonato Brasileiro de 2009.

Dirigentes de clubes paulistas têm reclamado das punições pesadas do Superior Tribunal de Justiça Desportiva em relação às equipes de São Paulo, principalmente nesta reta final de campeonato. O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, disse que achou absurda a punição que Vagner Love recebeu do auditor Rodrigo Flux. " Ele puniu o Vagner por dois jogos porque ele joga no Palmeiras, e não no Flamengo", disse.

Dessa vez a reclamação vem da diretoria do São Paulo. Na semana passada o STJD definiu que o São Paulo perderá seu mando de campo na partida contra o Sport, a última do clube paulista no Brasileirão, porque houve uma invasão de campo na partida entre São Paulo e Internacional.

O São Paulo deve apresentar hoje um recurso ao STJD alegando que o no Maracanã, em jogo do Flamengo, um torcedor com a camisa rubro-negro invadiu o gramado para abraçar Adriano, e nada foi feito, o que de fato poderia beneficiar a equipe carioca.

"Se há antecedentes que possam beneficiar outros clubes, não é possível que o São Paulo seja punido. Temos o caso de um torcedor que invadiu o campo para abraçar o Adriano e não houve punição. Tenho confiança no Tribunal, que é formado por pessoas idôneas, enalteceu Leco, diretor de futebol do São Paulo, em entrevista à rádio Jovem Pan.

Amanhã, terça-feira, 17, Borges, Dagoberto e Jean serão julgados e correm o risco de não jogarem o próximo jogo contra o Botafogo, no engenhão. Se isso acontecer o tricolor terá um desfalque de seis jogadores, já que Hugo e André Dias levaram o terceiro cartão amarelo e Zé Luis continua no departamento médico.

Eu tenho muitas dúvidas em relação ao critério utilizado pelo STJD em decidir as punições dos atletas. Se levantarmos um histórico, veremos o quanto as equipes cariocas saem beneficiadas quando o assunto é "punição".

Mas de qualquer forma, isso é um detalhe minúsculo que não terá peso nenhum na decisão do campeonato, caso o Flamengo seja campeão. A equipe carioca tem jogado um futebol "redondo" e se levar o caneco não será surpresa nenhuma. Acho até que entre São Paulo e Flamengo a equipe do rio de Janeiro leva certa vantagem, principalmente por contar com dois grandes nomes que estão fazendo a diferença dentro de campo. Adriano e Petkovic.

Foto: www.globoesporte.com

Nenhum comentário: