sábado, 29 de agosto de 2009

Choque Rei


Sempre que há um jogo importante entre duas boas equipes, de algum campeonato relevante, fico com um "friozinho" na barriga. Será normal?

Independentemente se é uma final, semi-final, quartas-de-final, disputa da primeira colocação, enfim, não importa. O que realmente gosto é do clima gostoso de um clássico.

Não quero jamais parecer bairrista, mas acho o futebol paulista é há muito tempo o mais importante do Brasil. Os números comprovam isso. Os grandes de São Paulo são os maiores campeões Brasileiros de todos os tempos. são 14 títulos dos paulistas contra 11 dos cariocas (considerando o duvidoso título de 1987 do Flamengo).

Além do que, o último título dos cariocas na competição nacional foi em 2000, com o Vasco da Gama. Quase uma década sem que os cariocas vençam um Brasileirão. Digo isso porque neste ano de 2009 tenho certeza que não teremos um campeão do Rio de Janeiro.

Mas essa comparação toda apenas fiz apenas para justificar o rótulo de que os clássicos de São Paulo são sempre muito mais empolgantes de assistir, principalmente pelo bom planejamento dos clubes. Acho também que os melhores jogadores estão aqui em São Paulo.

Se ainda assim, com tudo que citei, ficou alguma dúvida, te digo que neste próximo domigo veremos um jogo entre duas equipes que disputam, rodada a rodada, a liderança da competição. Melhor dizendo, brigam diretamente pelo título. Falo de São Paulo e Palmeiras.

Assisti diversos jogos entre as duas equipes, todas emociantes, mesmo as que terminaram em empate. E olha que nem sou tão velho assim.

Mas de todos os jogos importantes que vi entre as equipes, esse foram os mais marcantes:

No ano de 1992, em partida valendo pelas finais do Campeonato Paulista, assisti a primeira de todas que me emocionei. Eu era muito pequeno, mas já era torcedor do São Paulo, e pude ver uma vitória sensacional do tricolor por 4 a 2, com uma atuação impecável de Zetti e Rai. Ou seja, se o goleiro Zetti fez ótima partida significa que o Palmeiras jogou muito. E realmente jogou, mas o São Paulo era uma máquina nessa época.

Mas também tem um jogo que marcou muito para mim. Dessa vez de forma triste. Em 1993, pela semi-final do campeonato Brasileiro o Palmeiras venceu por 2 a 0, jogando um futebol lindo de assistir. O São Paulo embarcou dias depois ao Japão para disputar o Mundial Interclubes, no qual venceu a equipe do Milan por 3 a 2. Prefiro acreditar que a derrota para o Palmeiras foi porque o tricolor estava com a cabeça já em Tóquio. Pura ilusão!

Em 1994, pelas oitavas-de-final da Taça libertadores da América, o São Paulo, ainda em fase fenomenal, venceu o verdão por 2 a 1, com outra boa atuação do goleiro Zetti. Essa partida me recordo como se fosse hoje.

Mas eu duvido que os Palmeirenses se esquecem daquela partida pelo extinto Torneio Rio-São Paulo em que o craque Alex marcou um verdadeiro gol de placa em cima de Rogério Ceni. Que golaço! claro que na hora eu não gostei nada nada, mas hoje, vendo os vídeos e analisando de forma mais imparcial, é impossível negar que o Palmeiras deu um verdadeiro baile no São Paulo. Aliás, amigos palmeirenses, vejam o link abaixo onde o golaço do craque Alex é narrado pelo mestre do rádio, José Silvério.

http://www.youtube.com/watch?v=jdp2qzVGaDc

Foram vários os jogos em que marcaram o clássico chamdo de "choque rei", mas em 2005 o São Paulo montou uma equipe fantástica, comandada por Paulo Autuori, com uma união semelhante àquela da era Telê. Opa, apenas semelhante, que fique claro! E foi neste mesmo ano, pela Taça Libertadores, mais uma vez, que o São Paulo venceu as duas partidas que o classificou para as quartas-de-final. A primeira partida foi no Palestra Itália, onde o lateral direito do Tricolor, Cicinho, acertou um belo chute de fora da área na "gaveta" esquerda de Marcos e levou o São Paulo à vitória. No segundo jogo, 2 a 0 para o São Paulo com um gol do goleiro artilheiro, Rogério Ceni.

Mas enfim, não da para citar todos os jogos, aliás, quem quiser relembrar alguma partida entre as duas equipes basta deixar um comentário. Seria muito bacana.

Amanhã o Morumbi certamente estará lotado e o espetáculo será não só nas arquibancadas, mas principalmente dentro de campo, onde duas grandes equipes - na minha opinião as duas com mais chances de conquistar o título - farão o duelo mais importante da competição, pelo menos até o momento.

Sem contar que veremos que veremos os únicos atletas que realmente jogam com amor à camisa. Rogério Ceni pelo São Paulo e Marcos pelo Palmeiras. O clássico já é mais valioso só pelo fato de carregar duas estrelas fundamentais para o futebol mundial. De um lado Marcão, um goleiro humilde, que conquistou torcedores não só do seu clube, mas até dos seus rivais, por ter um coração maior do que o planeta. sem contar que foi um dos principais responsáveis pela conquista da Copa do Mundo de 2002. Por outro lado, Rogério Ceni, polêmico por suas declarações que muitas vezes soam como arrogantes, mas que na verdade é um cara sensacional. Um goleiro três vezes Campeão da Libertadores, três vezes campeão do Brasileiro e campeão Mundial da Fifa. Recordista na artilharia de goleiros que fazem gols. Ou seja, veremos um show de futebol neste domingão.

Como dizem por aí, "haja coração".

2 comentários:

Rodrigo Garcia disse...

Grande Fernando,que jogaço amanhã em ?
Será que o Muricy vai chorar ou sorrir ? rsrs
Vou te confessar que vou torcer para o verdão.

Sobre o futebol carioca,é verdade,acho que paramos no tempo.
Eu que tanto amo aquele estado e aquele clube chamado Flamengo.

Este ano,acho que permanecer na série A, já está de bom tamanho.

Nós,que já dominamos o Brasil,estamos agora nos contentando com lugares intermediários na tabela.

É uma pena,mas devemos levantar a cabeça e planejar para o ano de 2010.


http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com (Futebol Sem Censura)

Fernando Richter disse...

Grande Rodrigo,

Cara, não acho que vocês cariocas deveriam se conformar com posições intermediárias na tabela. Pelo contrário. Os grandes do Rio já tiveram maravilhosas seleções: Flamengo (de Zico); Vasco (de Dinamite); Botafogo (de Garrincha), enfim. É muita história e muita tradição que não pode ser deixada para trás.

Infelizmente o problema do futebol do Rio é mais político do que imaginamos. Os clubes estão nas mãos de bandidos e isso faz com que, a cada dia, o futebol carioca ande para trás.Não que aqui em SP todo mundo é bonzinho. Está longe disso. Mas aqui as coisas são um pouco mais organizadas.

É muito triste isso.

Cabe aos torcedores e à mídia lutarem contra isso. Essa tarefa não é nada fácil, mas precisa começar "ontem", entende?

Grande abraço e obrigado por comentar.

Fernando Richter