quinta-feira, 2 de julho de 2009

Corinthians conquista a Copa do Brasil


Indiscutivelmente foi o melhor e, por conta disso, o Corinthians é o novo o Campeão da Copa do Brasil. Aliás, Tricampeão (1995-2002-2009).

Muita polêmica cercou essa grande final entre Corinthians e Internacional, nos últimos dias que antecederam a partida.

O presidente do Internacional de Porto Algre, Fernando Carvalho, chegou a criticar bastante a comissão de arbitragem brasileira, dizendo que o Corinthians vinha sendo beneficiado em seus jogos e que o Inter não pedia mais do que honestidade e igualdade.

Mas as declarações do presidente gaucho renderam boas manchetes nos jornais esportivos gerando confusão, principalmente porque a mídia adora uma “encrenca”.

Nunca achei que assuntos extra-campo pudessem interferir dentro de uma partida. E realmente não interferem. O que vale é a bola rolando dentro das quatro linhas. Vencendo o melhor.

Tanto é verdade que, sem reagir as acusações feitas por dirigentes do Inter, o Corinthians foi ao Beira-Rio e fez uma excelente partida. Do começo ao fim. Abrindo 2 a 0 para cima dos anfitriões, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado totalmente favorável, já que no primeiro jogo, realizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o timão venceu por 2 a 0, a equipe comandada por Tite tinha a missão, quase impossível, de marcar cinco gols para “levar o caneco”.

Os gauchos até que se esforçaram, mas apenas chegaram ao empate, o que deu o título à equipe alvinegra.

Que a verdade seja dita. A reação da equipe do Parque São Jorge começou com a chegada do novo presidente, Andrés Sanches, que reestruturou toda a diretoria e conseguiu montar um novo plantel capaz de superar o trauma do rebaixamento no campeonato Brasileiro de 2007, quando ainda assumia a mesa da presidência o Sr. Carlos Alberto Dualib, envolvido em diversas denuncias, inclusive a de lavagem de dinheiro.

O Timão retornou ao grupo de elite do futebol brasileiro sendo campeão invicto da série B.

Logo em seguida, com a chegada de Ronaldo – outra façanha do novo presidente, Andrés Sanches -, veio a conquista do Campeonato Paulista.

Agora, com todos os méritos, a consagração com o título da Copa do Brasil.

Repito. Indisutivelmente foi o melhor.

Fora de campo pós jogo: Mesmo com todos os merecimentos não posso deixar de comentar o puxasaquismo da Rede Globo.

Acabo de ver na televisão, no intervalo do Jornal da Globo - apresentado pelo competente Wilian Waack e pela simpática Cristiane Pelajo – um comercial parabenizando o Corinthians.

O texto, que não faço a mínima ideia de quem seja, provavelmente alguém que nem futebol gosta, relatava toda a campanha corintiana, todos os gols e agradecia a torcida que lotou os estádios.

Meus amigos corintianos, vocês não acreditaram nessa ridícula homenagem, certo?

A grande gratificação que a Globo tem com o clube campeão da Copa do Brasil é simplesmente pelo fato de que Ronaldo joga no Corinthians. Ronaldo é sinônimo de audiência. Portanto, quando mais jogos do Corinthians acontecer, mais grana certamente a Globo terá.

Essa conclusão pode até parecer idiota, mas é mais idiota, ou talvez até patético, o puxasaquismo barato por interesse que a Globo faz.

Mas voltando ao futebol. Lembro-me que, no Mesa Redonda Futebol Debate, da TV Gazeta, escutei Andrés falando sobre uma das metas dele como presidente que era de levar o Corinthians à Libertadores no ano que o clube comemora o centenário.

Esse objetivo ele já conquistou.
Foto: Marcos Ribolli / http://www.globoesporte.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

R.I.P.

aguentá-los é o pior de tudo.

Abs,

Marco Tullyo.

Mari Pessoa disse...

Uma partida bem disputada. Um jogo bom de ver. Mas com o triste resultado favorecendo o timão - que fez por merecer.

Não sei o que é pior corinthiano feliz ou triste... Mas felizes eles incomodam MUITO mesmo e tristes a gente pode incomodá-los!

hahaha.

Saudade Fê! Bjs