quinta-feira, 4 de junho de 2009

Quantos mais terão de morrer?

Estava tudo muito calminho.


Fazia tempo que não se escutava algo do tipo. Para aquele torcedor inteligente que assistiu ao jogo entre Corinthians e Vasco, pela semifinal da Copa do Brasil, em casa, tudo parecia normal.

Claro, dentro de campo, apesar zero a zero, até realmente houve alguma emoção. Um espetáculo. O problema, mais uma vez, foi o "caminho" de torcedores ao estádio do Pacaembu.

Segundo o G1, que pertence às Organizações Globo, torcedores de uma “organizada” do Corinthians armaram uma emboscada para os rivais vascaínos que chegavam a São Paulo escoltados por 20 motocicletas da Polícia Militar.

O promotor Paulo Castilho, responsável por combater violência nos estádios de futebol, disse que a confusão poderia ter sido maior caso não houvesse interferência dele, pois os vascaínos tinham o plano de ir para a sede da Mancha Verde, torcida organizada do também rival Palmeiras. “Mobilizei-me para levá-los direto ao estádio, para não causar problemas. Mas não contávamos com essa audácia deles - os torcedores do Corinthians - estarem armados, até com arma de fogo”, relata o promotor.

Nesse confronto, uma pessoa morreu, sete ficaram feridas e 27 foram detidos.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1182791-5605,00-TORCEDORES+VASCAINOS+SOFRERAM+EMBOSCADA+DE+CORINTIANOS+DIZ+PROMOTOR.html

Não adianta. Isso não terá final. Nunca. É inacreditável como a cultura desse país não permite a evolução. O que se passa na cabeça de um "torcedor", se é que se pode chamar de tordedor, que vai ao estádio apenas para arrumar confusão e matar?

Eu já fui assaltado quase na porta do Morumbi por torcedores do mesmo time que o meu. Dei sorte de não ter sido espancado porque eles batem e até matam sem motivo.

Segundo o próprio promotor, a partir de agora, os jogos deveriam ter apenas uma única torcida. “É com dor no coração que digo isso. Mas se os torcedores do Vasco não viessem, não teria ocorrido essa tragédia. Quando o Corinthians for jogar no Rio, com certeza, os vascaínos vão querer o revide”, diz.

Eu o apoio. Acho que grandes clássicos deveriam ter apenas a torcida da equipe mandante. É a única forma, já que no Brasil não existe respeito.

Vai começar de novo, com essa morte, aquela velha discussão sobre organizadas, papel do Ministério Público, formas de combater a violência dentro e fora dos estádios. Será que desta vez chegaremo a algum lugar nessa repetitiva questão?

3 comentários:

Mari Pessoa disse...

Nada mais absurdo e assustador.

O ser humano se tornou um bicho, porque se a única coisa que nos difere absolutamente dos animais é pensar e poder conversar e as pessoas não fazem dessa forma, na minha opinião não são pessoas.

Lamentável...

Muito bom o texto Fê!

Beijinhos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Simplesmente ridícula a atitude desses "torcedores".
Bjos e bom final de semana.

Anônimo disse...

Fala Fernando...

Cara, é impressionante isso, né? E o pior é que não é apenas a torcida do Corinthians não, são todas. O assunto é sério.

Abs,

Marco Tullyo