sexta-feira, 8 de maio de 2009

Novela mexicana

Há poucas horas, Justino Compeán, presidente da Federação Mexicana, anunciou que Chivas e San Luis não continuariam mais na Taça Libertadores da América. “Não se trata de ver quem é quem, apenas da posição firme adotada para este assunto. O México deixa claro que regulamentarmente as condições estavam postas para que se jogassem as partidas, e a saída das equipes mexicanas se dá pelo não-cumprimento do regulamento”, explicou Compeán.

Pensando em manter o México na competição, a Conmebol decidiu marcar um duelo único entre São Paulo e Chivas – no Morumbi – e Nacional-URU e San Luis – em Montevidéu. Isso porque ainda é preocupante a situação de gripe suína que o México enfrenta. Para a Conmebol já está tudo certo, inclusive a data para as duas partidas já foi estipulada. Segundo o departamento de imprensa da entidade as partidas deverão ser realizadas no dia 20 de maio. No caso de empate, a vaga para as quartas-de-final serão decididas nos pênaltis.

Não acho que essa solução de apenas um jogo seja a melhor possível, mas infelizmente há pouco o que se fazer a respeito. A Conmebol tentou outras formas de resolver o problema. A primeira foi de transferir a partida, que seria no México, para outro país, mas nenhum país quis receber a partida. A outra idéia foi realizar as duas partidas no Brasil, mas o pedido foi recusado pelo Chivas.

Depois de tanta polêmica, a Federação Mexicana manteve a palavra e garantiu a desistência das equipes mexicanas na competição. No site oficial do Chivas confirma que a equipe está fora da Taça Libertadores da América. (http://www.chivascampeon.com/noticia/6571/)

Pelo que me parece, caso isso realmente se concretize, São Paulo e Nacional-URU estariam classificados automaticamente para as quartas-de-final do torneio, o que acho um verdadeiro absurdo. Concordo que o São Paulo e o Nacional-URU não tem culpa se os mexicanos não querem continuar na disputa, mas o correto seria que a Conmebol contemplasse os dois melhores terceiros colocados da primeira fase da competição para duelar com São Paulo e Nacional-URU. Acho o mais justo, mesmo que difícil de acontecer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo, ser classificado por WO não é nada agradável.
Abraços moço.

Lumenamena disse...

Retribuindo a visita.
Espero que se concretize os dois melhores terceiros, para Conmebol.
Volte sempre!

Nane disse...

Obrigada pelo comentário!! Desculpe a demora em responder, mas passei a semana em SP e lá não era possível acessar com frequência a Internet.
Procurei seu endereço de e-mail por aqui, mas não fui bem sucedida...

Até...

Suzane Skroch
www.naneskroch.blogspot.com