sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mídia esportiva "bairrista"



Infelizmente, hoje só consegui assistir ao programa esportivo “Jogo Aberto”, da TV Bandeirantes, comandado pela lindíssima Renata Fan. Geralmente o programa é composto pela apresentadora e mais quatro comentaristas esportivos que, numa espécie de mesa redonda, discutem os principais acontecimentos do mundo esportivo.

Especialmente falando do programa de hoje, a mesa estava composta por Dr. Osmar de Oliveira, Oscar Roberto Godoi, Leandro Kessada e Ulisses Costa e a discussão era a nova contratação do Flamengo, o imperador Adriano.

Fiquei indignado pelo jeito que o Ulisses abordou o assunto. Após o VT que trazia a matéria sobre o retorno de Adriano ao Flamengo, o jornalista, antes de qualquer outra coisa, perguntou quem tinha criado o GC (tarja que aparece na televisão indicando o nome do repórter, ou nome do entrevistado, ou até mesmo o tema do assunto discutido, nesse caso era o tema que Ulisses se referia) no qual estava escrito RONALDO x ADRIANO. Ele ficou revoltado dizendo que a emissora estava comparando os dois jogadores e que isso era o maior absurdo, pois, para o jornalista corintiano, Adriano não chega nem aos pés de Ronaldo, pelo menos foi o que deu a entender.

Dr. Osmar concordou, de forma mais elegante, com a posição de Ulisses. Disse que Ronaldo está muito acima da média, o que particularmente também acho. A diferença está na maneira como se aborda o assunto. Não me parece nem um pouco ético da parte de um jornalista esportivo menosprezar um jogador, seja lá de fama mundial ou não. Não é esse o papel do jornalista.
Por outro lado, Kessada, mais centrado e muito mais calmo, além de mais coerente, disse uma frase que realmente faz sentido. “Nós temos o péssimo habito de ser bairristas, pois, se o Adriano estivesse acertando com algum clube grande daqui de São Paulo estaríamos apoiando e enaltecendo o jogador.”

Concordo com ele. Se, ao invés de ir para o Flamengo, o Imperador tivesse acertado com o São Paulo ou Palmeiras, tenho certeza que o discurso do Sr. Ulisses Costa seria outro. Se fosse para o Corinthians então, o imperador viraria Rei.

Quero deixar claro que não acho o Adriano um craque como Ronaldo, claro que não, mas sem dúvida sua volta trará bons frutos e valorizará o futebol brasileiro. Para o jogador que enfrentou problemas com bebidas fora do Brasil isso poderá ser muito positivo, mesmo porque, está estampada no rosto de Adriano a felicidade em voltar a atuar no Brasil. Isso ele já tinha mostrado quando esteve no São Paulo e, no Flamengo, sua alegria parece maior.

Se Ronaldo teve uma oportunidade, cabe a todos nós darmos uma chance para Adriano mostrar que pode voltar a ser um jogador diferenciado.

Nenhum comentário: