quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Santo Borges


A Libertadores da América começou ontem para o São Paulo, porém, não era dessa forma que os torcedores esperavam estrear na competição. O Tricolor empatou em 1 a 1, jogando contra o Independiente de Medellin, dentro do Morumbi.

A equipe de Muricy Ramalho começou o jogo bem sonolenta. Demorou para acordar e quando percebeu que precisava ir pra cima, sofreu o gol. Foram 29 finalizações tricolores, o que só teve efeito de alta estatística, pois poucos chutes levaram perigo ao gol da equipe Colômbiana.

O Independiente, por sua vez, jogou na retranca e chutou apenas uma bola perigosa ao gol de Bosco que resultou no gol. O velho ditado prevaleceu. “Quem não faz, toma”, pois minutos antes, Dagoberto, que entrou muito bem no jogo, dando mais velocidade e movimentação ao time, chutou de fora da área e o goleiro Bobadilla fez uma defesa milagrosa. Talvez não fosse o dia de ganhar. O futebol tem disso.

Quando tudo parecia perdido, Dagoberto faz um otimo cruzamento para dentro da área de Bobadilla e Borges, ilumindado, acertou um “quase” voleio e empatou o jogo, aos 47 minutos. Santo Borges! Livrou o São Paulo da sua primeira derrota no campeonato mais cobiçado por todos os são-paulinos.

Esquema tático: Não concordo com o esquema adotado por Muricy em colocar Borges e Washington na linha de frente. Acho que o Washington está muito pesado. Está travando o ataque. Na minha opinião, Dagoberto, que foi muito criticado no ano passado por perder muitos gols, neste ano tem demonstrado que está com vontade de ser titular. Com uma nova característica, ele tem feito o papel de garçom ao Borges e se movimenta no campo inteiro, o que confunde a marcação adversária. Sem contar que está com um excelente preparo físico. Em todos os jogos, sua entrada tem dado certo. Eu começaria sempre com Dagoberto e Borges no ataque tricolor.

Ponto fraco: Infelizmente nem com a chegada de Arouca o São Paulo conseguiu acabar com o problema que enfrenta na falta de um meia-armador, até porque, não é uma característica do jogador. A função que o Danilo fazia no ano de 2005 deixou a vaga em aberto, mas falta candidato ao cargo. O que também não consigo entender é como o São Paulo ainda não dispensou o atacante André Lima e, pior ainda, como o Sr. Muricy Ramalho ensiste em colocá-lo para jogar. É um jogador muito fraco para os padrões do futebol paulista. Pode funcionar em clubes pequenos. Talvez.

O São Paulo ainda está devendo. Até o momento não fez nenhuma partida que convença seus torcedores e admiradores do bom futebol.

Imagem: GDM Tricolor

Um comentário:

Anonymous disse...

Isso é apenas um começo, o São Paulo pode e será um dos finalistas da Libertadores. Tenho certeza. Agora sobre o Borges, concordo. Ele deve ser o titular com o Dagol.

Amauri